Em alguma coisa, diabético leva vantagem… e desvantagem em um monte de outras…


Homens diabéticos, olhem só este estudo. Saiu publicado no Uol esta semana:

Diabéticos têm menor risco de desenvolverem câncer de próstata

Um estudo realizado por cientistas alemães, suecos e americanos descobriu uma menor taxa de câncer de próstata entre homens diabéticos. Avaliando a incidência do câncer entre mais de 125 mil homens suecos hospitalizados por causa de complicações do diabetes tipo 2, os pesquisadores notaram que, apesar desses pacientes terem maior risco para diversos tipos câncer, principalmente tumores no pâncreas e no fígado, a ocorrência de câncer de próstata seria menor do que a incidência da doença na população geral sueca.

De acordo com o pesquisador Kari Hemminki, da Associação Helmholtz de Centros de Pesquisas Alemães, o estudo não mostra as razões dessa menor incidência de câncer de próstata entre os diabéticos, por isso os especialistas podem apenas especular sobre suas causas. “Possivelmente, um menor nível de hormônios sexuais masculinos nos diabéticos pode estar entre os fatores que são responsáveis por isso”, ressaltou o líder do estudo em artigo publicado na revista especializada The Oncologist.

O estudo avaliou, ainda, se o fato de os pacientes terem sido hospitalizados com diabetes podem representar maiores taxas de câncer, visto que os tumores poderiam ser encontrados mais precocemente por causa dos exames de rotina. E os resultados indicaram que, independentemente da internação, os diabéticos, além de apresentarem taxas bem maiores de câncer pancreático e hepático, tinham duas vezes maiores riscos de desenvolverem câncer renal, da tireoide, do esôfago, do intestino delgado e do sistema nervoso, mas apresentavam menor incidência do câncer de próstata.

“Esse estudo, cobrindo aproximadamente metade dos pacientes suecos com diabetes tipo 2, mostrou um elevado risco para diversos cânceres após a hospitalização, provavelmente indicando as profundas perturbações metabólicas da doença subjacente”, ressaltaram os autores. “Entretanto, o menor risco para câncer de próstata permanece intrigante”, concluíram, destacando a necessidade de mais estudos sobre o assunto.

About these ads

20 comentários sobre “Em alguma coisa, diabético leva vantagem… e desvantagem em um monte de outras…

  1. Margarete Godoy

    Realmente tudo nessa vida tem suas vantagens e desvantagens!
    Hoje tive um episódio HORRÍVEL!
    Acordei novamente com a glicose alta, 384, e com febre, liguei para o endocrino e ele me pediu que eu fizesse mas um hemograma e mais um eas. E lá fui eu ao hospital mais próximo de novo, fui no período da tarde depois que tomei as insulinas e um tylenol, chegando lá fiz a ficha e em seguinda fui atendida, expliquei o que estava ocorrendo e ele passou o pedido, até aí tudo bem, só que a pessoa que tira o sangue demorou muito e fiquei ali esperando e sem me alimentar e com a glicose caindo, pois tinha injetado 5U de novorapid, que estresses, que ansiedade esperar e com fome, em seguida a moça que tira sangue passou pelo corredor e eu falei tem exame aqui para colher ela simplesmente com a maior calma balançou a cabeça dizendo que sim e entrou em outra sala, mais espera…depois ela apareceu e colheu meu sangue e pediu para retornar depois para pegar o resultado, fui para casa para comer algo. Chegando em casa comecei a me senti mal, fiz o teste e 27 a glicose, me apavorei , sudorese, mal estar , vista escura, comecei a chorar, senti a morte de perto HORRÍVEL, tudo escureceu comecei a colocar na caneca café, pedi açucar , comecei a tomar café não sei como com biscoito diet, queria açucar, meu coração batia de forma estranha, falava acende a luz…meu marido começou a me dá mel e colocou açucar em minha boca, graças a Deus a sensação horrível foi passando e comecei a chorar, tive a impressão de estar saindo de mim, em anos de diabetes tive apenas uma hipo tão seria com 14 anos, onde fiquei incosciente e meu pai me levou ao hospital.
    Engraçado na hora que estava tendo a hipo por mais estranha que eu estava me sentindo, e quase apagando, comecei a pensar em meu querido PAI, já falecido por causa da diabetes tipo 2 que o levou para a hemodiálise e ao infarte. Senti quase que a presença dele ali perto.
    voltei ao hospital horas depois para ver o resultado e o médico de lá viu e disse não ter infecção nenhuma me passou apenas um ultrasson das vias urinárias, pois no exame de urina deu alguns cristais, cheguei em casa liguei novamente para o endocrino e ele pediu que eu passasse todo o resultado, realmente não tinha mais infecção, pediu que eu monitorasse bem a glicose e mantivesse a dose das insulinas e tomasse tylenol de 6/6 horas por eu ter tido uma virose que durou 10 dias, mais o estresses por ver ela alta, minha imunidade baixou e acabei pegando gripe, por isso a febre e dor no corpo. Que coisa gente!
    Beijos

    Responder
      1. Margarete Godoy

        Bem melhor graças a Deus! mas fiz tantos exames fiz uns quatro hemograma, eas hepatograma hemocultura, uréia, creatinina, vários de reumatismo, urinocultura, ultrasson abdomen total e vias urinárias rx do seio da face, rx do pulmão, sorologia para dengue, toxoplasmose, e outros de sorologia que não me lembro, ufa…e o resultado foi acusou reagente no de reumatismo, pedrinhas no rim direito, e infiltração de gordura no fígado, fiquei apavorada, mas logo corri e fui num gastro de minha confiança e ele me disse para eu não me preocupar, que a gordura no fígado isso o diabetes que causou, mas que o hepatograma tá normal e que o fígado não tá inchado então pra eu não me preocupar, só que pediu para controlar a glicose. E as pedrinhas do rim ele me disse que talves saia se eu beber bastante líquido. E quanto ao reumatismo ele pediu para eu procurar um reumatologista para confirmar isso.
        Nossa gente! que coisa né?
        E me pediu mais rxs do pulmão vou fazer amanhã.
        bom é isso fazer o que.
        Beijos
        Beijinhos no Lucas!
        Minha netinha tá tão linda! 4 meses.

  2. Tatiana

    Olá.

    Acompanho seu blog e gosto muito do conteúdo! Parabéns!

    E como sou farmacêutica e coordeno o Programa Drogão Diabetes, gostaria de te convidar para participar da Campanha que estamos lançando no Twitter. A idéia é aproximar os diabéticos nas redes sociais e trocar experiências.

    A campanha dessa semana é: O seguidor do @DrogaoDiabetes que der mais RT na frase Programa Drogão Diabetes: #EquilibrioEaChaveParaViverBem ganha um Kit contendo um monitor Accu-Chek Performa Nano.

    Se puder, participe, compartilhe a campanha com seus leitores e outros blogueiros. Precisamos alertar sobre a importância da automonitorização. Gostaria muito de fazer futuramente uma ação especial apenas com Blogueiros e até mesmo uma campanha dentro do seu blog, que tal?!

    Espero que goste do nosso contato e que compartilhe e que nos ajude a divulgar que “ser diabético não precisa estar diabético”.

    Aguardo seu retorno.
    Abraços, Tatiana.

    Responder
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Tatiana! Estou fazendo o possível para divulgar. Mais porque gostei mesmo da proposta de vcs do que pelo Nano. É claro que se ganhar será ótimo. Quanto à ação envolvendo blogueiros, gostaria de ouvir sua proposta. Aliás, podemos conversar. Sou jornalista da årea de saúde e trabalho com comunicação. Acho que esse programa do Drogão tem um potencial enorme. Estou à disposição. Abraços.

      Responder
  3. Antonio Geraldo

    Olá Luciana, Estou aki para saber se existe algum aparelho acessivel, para medir a glicemia no sangue sem precisar furar o dedo?
    Não é pra mim o aparelho, e para o meu pai q descobriu que tem diabetes a pouco tempo…
    E está querendo adiquirir um aparelho pra medir a diabetes…
    Vc conhece algum???
    desde já
    Obrigado.

    Responder
  4. Rodrigo Rocha

    Luciana seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    Responder
  5. Yuli Sane

    Oii.
    Eu acho muito interessante o seu blog, e gosto muito dos posts que você põem.
    São assuntos que nós diabeticos devemos saber, curiosidades que nos ajudam a ter uma vida melhor. Por isso lhe dou os parabéns.

    Ha! Queria te pedir um favor tbem, eu acabei de fazer uma comunidade no orkut e gostaria de saber se você poderia divulgar. Pois lá tbm podemos compartilhar informações e experiências.

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103077987

    - o link aí. E se você tiver orkut tbem, participa lá. Eu vou gostar bastante de ter sua criatividade lá, criando tópicos e enquetes, pra ajudar o pessoal. = )

    Beijoos

    Responder
  6. Leila

    Olá Luciana,

    durante minha gravidez passei a acompanhar o seu blog.

    Minha filhinha está com 10 dias agora e estou fazendo controle somente alimentar. Durante a gestação fiz uso de metformina. Sei que alguns endocrinos não indicam, mas graças a Deus minha filha veio plena de saúde.

    Nunca consegui achar um bom endocrino aqui em Sp.
    Você poderia por favor me indicar alguém?

    Obrigada.

    Responder
  7. jeehzinhaa

    Oii, tudo bem? Vim hoje dar uma dica =)
    Vi que a Bianca do blogueira diabética ta fazendo uma promoção valendo um medidor de glicose Contour da Bayer, achei que valia a pena participar, pois muita gente não tem condições de comprar e é bem bacana.
    http://www.blogueiradiabetica.com.br
    Beijinhos

    Responder
  8. Vanessa

    sou diabética há 20 anos e fazem dois anos que fiquei cega, gostaria de saber se existe algum monitor de glicemia que fale o resultado, pois não encontrei nada nesse sentido, e tenho muito amigos diabéticos deficientes visuais que tem a mesma dificuldade. obrigada

    Responder
  9. Rodrigo Cemino

    Ola Luciana, meu nome é Rodrigo e também tenho um site (www.rodrigocemino.com.br) onde exponho minhas músicas e meus textos. Tenho interesse profissional no tema diabetes já que fui contratado por uma empresa de medicamentos para elaborar um projeto para lançar uma nova divisão de vendas, especializada em produtos para diabéticos. Hoje é meu primeiro contato com o tema e tenho muito a estudar até montar o projeto inteiro. Obrigado pelo seu blog que com certeza será de grande valia para o projeto, que pretendo reverter para o bem estar dessa classe que precisa de informação, afinal, informação é tudo. um abraço

    Responder
  10. Juliana

    Olá.
    Acompanho seu blog e gosto muito do conteúdo! Parabéns!
    E como somos uma [link=HTTP://www.farmaciadocevida.com.br]farmacia especializada em diabetes[/link] , gostaria de te convidar para participar do nosso blog. A idéia é aproximar os diabéticos nas redes sociais e trocar experiências.
    Compartilhe em nosso blog juntamente com outros leitores, informações e curiosidades que possam nos ajudar a trocar experiências, como tipos de canetas para aplicação de insulina, inovações para o tratamento da doença, novidades que estão surgindo com o avanço da tecnologia ou até mesmo dúvidas.

    Responder
  11. Leila

    Prazer Luciana…..abraços

    Vc pode fazer a gentileza de me enviar uma dieta para diabete?
    Parabnés pelo blog. Vc é linda, simpática. Gostamos de seu artigo na revista Da Hora (jornal Agora)
    Aguardo resposta. aobrigado.

    Leila

    Responder
  12. max

    ola!! soube a pouco q estava pre diabetica,estou preocupada, gostaria de receber uma dieta, pois nao consegui ainda consultar com uma nutricionista.ando bem nervosa com tudo isso,nunca imaginei estar passando por isso, meus dias nunca mais foram iguais,todos os dias me sinto mal, sem animo, sinto muitas dores nas costas e embaixo das costelas,mas ate agora nao sei o motivo, meus exames nao apontam nada. gostei de ler os depoimentos de outras pessoas, isso me confortou! se poderem me mandem algum conselho para mim. maxlima.vianna@hotmail.com. desde ja agradeço a atençao. aguardo. bjs

    Responder
  13. marina

    OLA ME CHAMO MARINA,TENHO 37 ANOS E UM FILHO DE 21 ANOS ,,E QUANDO ELE TINHA 20 ANOS FOI DIAGNOSTICADO DM1,MEU MUNDO VEIO AO CHÃO E O PIOR ELE NÃO ACEITA ,EU QUERIA FAZER UMA PERGUNTA ELE FEZ TODOS OS EXAMES PARA ENTRAR NA FORÇA AEREA ,E NÃO DEU NADA,DESDE 17 ANOS TANTO QUE ELE ENTROU NA AFA,PORQUE COM 20 ANOS SURGIU A DIABETES ,,POR FAVOR ME RESPONDAM ISSO…OBRIGADO.

    Responder
  14. larissa jonck croider

    oiiii meu nome é larissa faço 15 anos dia 25/04
    moro em caarapó mato grosso do sul e tenhoo
    diabetes desde os 2 anos e meio
    nãoo é fácil no começo fui várias veses internada
    e até entrei em coma
    várias veses minha mãe acorda de madrugada e eu estou tendo convulsoes
    eu tenho a diabetes melitus ”tipo 1”
    que nescessita de insulina
    e surge em crianças e adolescentes a ”tipo 2 ”
    surge nos adultos que tomam remédios em vez de insulina
    sofro com isso pq muitas pessoas me despresam mas
    graças a deus tenho meus familiares que me apoiam em tudoo
    tomo 2 tipos de insulina]a lantus e a novorapid flexpen há eu sou muitoo magrinha e fico triste com isso
    pois gostaria de ser como minhas amigas que tem peitoo bundaa
    há muitos meninos e meninas que me esnobam !!!!!!! adorei o seu site

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s