Dez passos para uma alimentação saudável


1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.

2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca (também conhecida como macaxeira, ou aipim) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três a quatro porções de frutas nas sobremesas e lanches (divido ao longo do dia).

4. Como feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e é ótimo para a saúde.

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, torna esses alimentos mais saudáveis.

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos e biscoitos recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrger, charque, salsinha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conserva de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos dois litros de água por dia (de seis a oito copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável, pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e fumo. Mantenha o peso dentro dos limites saudáveis.

 

Fonte: site Tio Julião (www.tiojuliao.diabetes.org.br)

7 ideias sobre “Dez passos para uma alimentação saudável

  1. Hildete Quaresma

    Minha diabetes está 107 o que posso fazer para que volte a ficar 99 u menos?

    Tem alguma tabela de alimentos a seguir?

    Grata

    Resposta
  2. Ana Carolina Andrade

    O que eu posso fazer para abaixar e ficar rasuavel o diabetes tipo 1?
    E tem algum jeito na alimentação que pode ser usado para abaixar tambem o diabetes tipo 1?

    Obrigada, muito Grata….

    Resposta
  3. sandra maria celestino

    oi luciana tenho um filho com biabetes com 23 anos preciso de mais de sua ajuda nas orientaçoes de como comer bem e viver melhor
    obrigada

    Resposta
  4. aliceane

    Tenho diabetes tipo 1 e ainda não consigo fazer minha dieta.
    minha diabetes ja chegou em 390.quero me controlar mas não consigo preciso de ajuda pois sou muito nova.Tenho 18 anos e uma bebe de 2 anos.
    Quero viver bem e saudavel.
    Obrigada.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Puxa, Alice, o que posso dizer é para pensar em quanto a sua bebê precisa de você, hoje e sempre. Por ela, tente se cuidar mais. É o que eu também estou precisando pensar e fazer, porque ando não fazendo os controles necessários. Faz quanto tempo que vc é diabética? A gente sempre tem uma fase de negação e altos e baixo. Entre para o grupo Bate-Papo Diabetes do Facebook. Lá, vc vai encontrar muito apoio e histórias como a sua. Beijos.

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s