Sucralose



Vocês também têm aquela vontade louca de comer um pedaço de bolo de vez em quando? Não é sempre que eu tenho não. Ainda bem que nunca fui muito fanática por doce, mas às vezes, só às vezes, tenho sim aquela vontade de comer um bolo de chocolate, ou de cenoura com cobertura de chocolate. Hum! Teve uma pessoa em uma comunidade de diabéticos do Orkut que disse que eu falo muito de doce. Oras, é claro que falo! Afinal, qual é a maior frustração de um diabético? Não adiante mentir ou esconder. É claro que é não poder comer doce. A gente se sente, sim, meio excluído. Fazer o quê?

Olha, não sou muito de cozinha, e confesso a vocês que nunca fiz um bolo. Pois é, aos 32 anos, nunca fiz um bolinho sequer. Mas já fiz Brigadeirão, aliás era a minha especialidade. E não era diet! Também, eu não era diabética! As coisas mudaram, mas eu não muito, porque sempre fui meio preguiçosa para cozinhar. Não é que não goste, eu gosto… falta disposição.

Vou ver se mudo isso este ano, mas primeiro preciso comprar o meu fogão. Estou vivendo de comida de microondas desde que me mudei. É que o meu fogão ficou lá no outro apartamento. Pois é, mas não era sobre isso que eu estava falando, estava falando sobre a vontade de comer bolo. E o que me levou a escrever sobre isso foi uma conversa informal que tive hoje com uma médica, a Dra. Rosane sobre adoçantes, ela me lembrou do sucralose. Não é de hoje que eu estou de olho nele, pensando em me informar melhor sobre o assunto. No Brasil, este adoçante é fabricado pela Linea e já tinha chamado a minha atenção porque o slogan tem tudo a ver com o meu blog: “Porque a vida pode ser doce”.

A conversa com a doutora só fez aumentar minha curiosidade sobre o tema. O que o sucralose tem a ver com a minha, ou melhor, com a nossa vontade de comer bolo? Tem, e muito. Veja só, fui pesquisar mais sobre esta substância e fiquei sabendo que o sucralose é o único adoçante derivado do açúcar. É usado em todo mundo em alimentos e bebidas de baixa caloria e, também, como adoçante. Descobri que existem mais de 100 estudos científicos, realizados ao longo de 20 anos, que atestam que o sucralose é seguro. Estudos toxicológicos comprovam que o sucralose não e cancerígeno. São estudos muito sérios.

Além disso, olha que beleza, o sucralose sozinho não tem nenhuma caloria. Quando usado para adoçar comidas ou bebidas, nenhuma caloria é acrescentada. O segredo disso tudo é que, embora o sucralose seja feito do açúcar, o corpo não o reconhece como açúcar ou outro carboidrato. A molécula de sucralose passa pelo corpo sem se modificar, ou seja não é metabolizada, e é eliminada após o consumo. Sendo assim, é super indicado para diabéticos.

E vamos de novo à pergunta: o que isso tem a ver com minha vontade de comer bolo? Calma! Vou explicar. É que no site de Linea há várias receitas de bolo feitas com sucralose. E sabe o que é melhor? Dizem que sucralose não tem gosto de adoçante.

Isso está muito bom para ser verdade. Vou testar, ou pedir para minha mãe testar as receitas. E você?

Serviço:
http://www.lineadiet.com.br

About these ads

8 comentários sobre “Sucralose

    1. Helio Tomio Murakami

      Serei cuide se e isso e serio. A diabete e uma doenca terrivel pois ela e silenciosa e vai te destruindo por dentro e aos poucos e quando voce resolver se corrigir pode ser tarde. Quem tem diabete ao ingerir produtos fora da dieta vao causando estragos por todo o corpo, prejudicando figado, rins e principalmente o sistema vascular. Quando eu digo sistema vascular sao o gradativo e irreversivel entupimento dos vasos com gordura do acucar. Isso vai lhe prejudicar o cerebro, o coracao e todo o corpo principalmente as pernas(sao classicos os casos de amputacao de pernas em diabeticos por falencia vascular).
      Nao ha que ser uma neurose absoluta mais faca todo o esforco possivel para evitar alimentos prejudiciais aos diabeticos e procure sempre fazer exercicios(caminhadas por exemplo) que elas por si so ja reduzem bastante o nivel de acucar no sangue.

      Responder
  1. ivani

    Gostaria de saber qual o tipo de adoçante sem ser líquido, ou seja, em pó que eu possa usar nas canjicas, pamonhas, bolos… sou diabética.

    Obrg. Aguardo um retorno.

    Responder
  2. anônimo

    O livro negro do açúcar.
    Sugar Blues

    http://www.tuberose.com/Sucralose.html

    Recomendo a leitura destes 2 livros e deste site com informações sobre açucar e sucralose (link).

    Não é de hoje que a FDA e outros grandes orgãos governamentais, tanto nos EUA, como no Brasil, atuam não pensando na sua saúde, mas sim no bolso de quem está por trás disso tudo.

    Eu não tenho diabetes, mas mesmo assim resolvi abolir o açúcar da minha alimentação, e sempre buscando por alternativas comecei a me deparar com a sucralose, que me soa como uma tentativa desse império do açúcar de se “reciclar” e tentar passar uma idéia de que isso ou aquilo são saudáveis.

    Um adoçante que pra começo de conversa é derivado do açúcar, um completo lixo pros nossos corpos, e em seguida passa por várias etapas e modificações químicas.

    Me desculpe a autora do blog, mas eu te desafio a achar quais são esses “100 estudos científicos sérios” (quem foram os pesquisadores, se receberam ou não financiamento para pesquisa por alguma empresa/indústria), ao que me parece não passam de referências que os sites que só falam bem da sucralose fazem. (Procure por sucralose no google e esses sites virão ao montes tentando te convencer que estudos de longo prazo comprovam a segurança da sucralose, quando esses estudos sequer existem).

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s